Os métodos de separação são de importância vital na química, só através deles conseguimos, obter um composto puro depois de uma reação, tratar um efluente ou uma água para consumo, até mesmo obter combustíveis como gasolina e etanol.
Dente os principais métodos de separação podemos citar:
Filtração:
É um processo para separar misturas heterogêneas de sólidos e líquidos, ou líquidos e gases.
Através da filtração podemos separar diveras substâncias como: água e areia, etanol e serragem, pó de ferro e agua entre outros.
São exemplos de filtrações: Coar café ou um chá, nosso rins, e até mesmo um aspirador de pó que se enquadra no processo de filtração sólido-gás.
Decantação .
Processo de separação de misturas heterogêneas, líquido-líquido, ou líquido-sólido.
Dentre os principais exemplos dessa técnica podemos citar a separação, de água e óleo, agua e lodo (ou terra), água e clorofórmio. Resumindo, desde que duas substâncias não se misturem e tiverem diferenças de densidade, pode utilizar essa técnica para separação.
Evaporação:
Processo utilizado para separar misturas sólido-líquido, podendo essa mistura ser homogênea ou não. Evapora-se o liquido deixando o sólido. Muito utilizada para separar o sal da água.
Destilção Simples:
Processo empregado para separação de misturas homogêneas líquido-sólido, como por exemplo separar a água de impurezas dissolvidas. Nele o líquido é aquecido, e seu vapor é recondensado obtendo-se o líquido puro.
Destilação fracionada:
Processo para separar misturas homogêneas líquido-líquido. Esse processo pode-se constituir de sucessivas destilações, ou através de uma coluna fracionada, que promove o efeito de destialações sucessivas. É o processo utilizado para a destilção do petróleo afim de obter-se gasolina e outros componetes, além de separar outras misturas como água e etanol, ou água e acetona.
Neste processo um líquido que tenha um menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, este mesmo é condensado e coletado, realizando a separação do outro líquido que tem maior ponto de ebulição.
Uma observação importante, é dificil separar um líquido de outro nesse processo devido ao fato de que um sempre arrastaum pouco do outro, por isso deve-se fazer sucessivas destilações ou usar uma coluna fracionada, veja como ela funciona aqui (http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo4.htm).
Por exemplo para separar água e etanol, deve-se utilizar uma destilação fracionada, nesse processo o etanol (PE 78ºC) irá começar a evaporar primeiro do que a água (PE 100ºC), podendo assim "teoricamente ser separado", eles não se separa completemente por causa da formação de um azeótropo, mas isso é assunto para outro post.
Liquefação
Liquefação é o processo inverso
da destilação, é utilizado para separar misturas de gases, onde
resfria-se os mesmos e os de maiores ponto de ebulição irão condensar-se
primeiro, ficando na forma de líquidos. Em uma mistura de vários gases o
processo é chamado de liquefação fracionada.
Este processo é muito utilizado para obtenção de nitrogênio líquido.
Outros processos comuns :
Catação : processo onde separa-se manualmente um sílido de outro, exemplo, separar pedra de pedaçõs de madeira.
Separação eletromagnética: processo para separar substancias com propriedades magnéticas de outras que não possuem, por exemplo, para separar areia e limalha de ferro.
Espero que este post ajude muitos, e lembrando que em caso de dúvidas, para receber dicas ou entrar em contato com nossa equipe basta curtir nossa página https://www.facebook.com/portalduvidasdequimica?ref=hl
Nenhum comentário:
Postar um comentário