Segundo Bhor os elétros percorriam orbitas circulares em torno do núcleo, sendo que cada uma possuía sua energia (níveis de energia ).
Os níveis de ernergia são os seguintes:
Os elétrons contidos nesse orbitais podem ser identificados por 4 números quanticos : número quantico principal, número quantico secundário ou azimutal, número quantico magnético e número quantico de spin.
Número quântico principal (n): Representa o nível de energia e está associado à distancia do elétron ao núcleo.
O número quantico secundário (l) representa o sunível de energia e está associado à forma do orbital, sendo um número inteiro variando entre 0 e (n-1).
Distribuição dos elétrons nas camadas e subníveis:
Número quantico magnético (ml): representa o orbital e está associado a sua orinetação no espaço, sendo um número inteiro variando de -l a +l.
Número quantico de spin (ms): representa o sentido de rotaçãodo elétron em torno de si, assumindo os valores +1/2 e -1/2.
Diagrama de Linus Pauling.
Para realizar uma distribuição dos elétrons nos átomos deve-se dispor os mesmos em uma ordem crescente de energia, conforme a piramede de energia proposta por Pauling.
Seguindo os sentidos indicados pelas flechas a ordem crescente de energia é :
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 6d...
Exemplos:
Para os seguintes átomos apresentar, a distribuição eletronica e a sua camada de valencia:
C (número atômico 6), Vanadio (número atomico 23)
O carbono possui 6 elétrons, para realizar sua distribuição eletronica, premeiramente preenche-se o subnível 1s com 2 elétrons ficando 1s2
Sobram agora 4 elétrons, seguindo a ordem deve-se agora preencher o subnível 2s, logo ele ficará=
2s2
Já foram colocados 2 elétrons no 1 s 2 elétrons no 2 s, restando apenas 2 ( já que o total do carbono são 6), logo deve-se colocar o elétron restante no subnível 2p, pois é o subnível que vem na sequencia do 2s. Porém se olharem a tabela de numero máximo de elétrons por subnível, vão notar que o subnível p comporta 6 elétrons, porém como só restam dois elétrons para serem distribuidos, ele ficará na forma 2p².
Logo a distribuição para o carbono fica da seguinte forma: 1s² 2s² 2p²
Como sua ultima camada (camada de valencia) termina com os subníveis 2s e 2p, observando a tabela 2, nota-se que esses dois subníveis encontram-se na camada L.
Para o vanádio, devemos fazer a distribuição da mesma forma.
Realizando o mesmo procedimento.
1s2 2s2
2p6 3s2 3p6 4s2 3 d3
notem que ao chegar em 4s² já tem 20 elétrons distribuidos, faltando apenas 3, o proximo subnível é o 3d que comporta 10 elétrons, mas como só sobraram 3 a congiguração fica na forma de 3
d3
Agora um detalhe importante para encontrar a camada de valencia do atómo, o ultimo subnível preenchido é o 3d, porém ele não é o mais externo, o mais externo é o 4s, ele foi preenchido depois apenas por critérios energéticos , logo a sua camada de valencia é a camada N, pois é onde encontra-se o subnível 4 s.
Espero que esse post ajude vocês a realizarem com sucesso uma distribuição eletronica, o segredo é treino.
Qualquer dpuvida é só deixar nos comentários ou na nossa página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário