quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cálculos de rendimentos.

E mais uma vez chegamos aos cálculos químicos, dessa vez vamos explicar os cálculos de rendimentos de uma reação.
Felizmente temos alguém para nos salvar nesse caso, nossa famosa regra de três.

Observem a reação seguir de formação do ácido sulfúrico, nela reagimos um mol de trióxido de enxofre com um mol de água para obter um mol de ácido sulfúrico. Esse é o caso hipotético para um rendimento de  100%.

Mas e se obtivéssemos 0.8 mol de ácido sulfúrico, qual seria o rendimento ?

considerando que se tivéssemos 100% teriamos que obter um mol de ácido sulfúrico, montamos uma regra de três da seguinte forma.
1 mol ---------- 100%
0,8 mol --------- x%
x= 80 % de rendimento para essa reação.

E se agora reagíssemos 96,07 g de tríoxido de enxofre com um certa quantidade de água e encontrássemos 88,2 g de ácido sulfúrico, qual seria o rendimento dessa reação ?
 


Para quem se esqueceu de como calcular numero de mols e massa molar, relembre aqui

Observem a reação está outra reação agora.
2 mols de ácido acético reagem entre si para formar 1 mol de anidrido acético, adimitido que se tenha partido de 300,25 g de ácido acético e obteve-se 90% de rendimento, quantos gramas de anidrido acético foram obtidas ?




Espero que esses exemplos ajudem vocês a entenderem melhores os conceitos, e já sabem, mais dúvidas, sugestões de exercícios, ou alguma resolução em específico,entre em contado com nós pela página https://www.facebook.com/portalduvidasdequimica





quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nox = número de oxidação.

Podemos definir o Nox de um elemento ou substância como:
   "Número de oxidação é a carga adquirida pelo átomo em função das ligações que ele estabelece"
"Covre Química Total"

De uma forma mais informal, podemos dizer que o Nox de um átomo, é a quantidade de elétrons que que ele precisa ganhar ou perder para poder formar o octeto. Por exemplo na Família do metais, alcalinos sabemos que todos precisam perder 1 elétron para ficar com 8 elétrons na sua ultima camada. Logo podemos dizer que o Nox dessa família será sempre +1 ( o símbolo positivo indica que houve perda de elétrons e o símbolo negativo ganho de elétrons, nunca esqueçam isso).
É uma pena que não podemos generalizar esse conceito para todas as famílias, volte e meia sempre tem as exceções as regras.
Observem os seguintes exemplos :

Temos átomos da família 1A ligados a outros átomos eletronegativos.
No primeiro caso, sabemos que o Na tem tendência a perder 1 elétron, e como ele cede seu elétron para o cloro afim de formar a ligação, seu Nox fica +1.
No caso do Cloro ele tem a tendencia de ganhar 1 elétron, logo como ele recebe um elétron na ligação, ele fica com Nox -1.
Essa foi fácil né ( potássios potássios potássios)

Agora olhe para o segundo caso o sulfeto de potássio.

Sabemos que o Potássio é da família 1A, logo ele terá Nox +1
Mas e quanto ao enxofre.
Aqui entra um conceito que é fundamental para o cálculo do Nox : Em uma molécula neutra a soma do Nox de todos os átomos é igual a 0, e num íon a soma do Nox de todos átomos é igual a carga do íon.
Voltando ao sulfeto de potássio, sabemos que o potássio tem Nox +1, e que são dois átomos, logo
2x (+1) = +2. Como a molécula está neutra o enxofre tem que possuir uma carga que neutralize a molécula, logo ele deve possuir -2.

O mesmo vale para a água, o hidrogênio tem Nox +1, como são 2 hidrogênios, multiplicamos por 2, e temos a carga +2, logo para a molécula ficar neutra o oxigênio tem que possuir uma carga -2.

E quando uma molécula é formada de um único elemento, como gás hidrogênio, gás oxigênio e Ferro metálico ?
Nesse caso o Nox dos elementos é zero, isso é importante, moléculas formada por só um tipo de elemento, seus átomos tem nox = 0.



Só pra constar o 0 em cima do símbolo de um metal simboliza que ele está na forma metálica, ou seja realizando ligações metálicas com outros átomos de mesmo elemento químico.

Agora e pra calcular qualquer outro Nox selvagem que surgiu no seu caminho.
Bom para isso siga algumas regras básicas:
 H e metais da família 1A tem Nox +1 sempre, família 2A tem nox +2,  Oxigênios, desde que  não esteja em um peróxido (HOOH) tem Nox -2.  Sabendo disso, e que uma molécula neutra tem Nox=0 e em um íon o Nox = carga do íon, substitua os valores conhecido e coloque um X como incógnita para resolver uma equação de primeiro grau.




Espero que este tutorial ajude muito a entender como calcular os Nox dos elementos, e qualquer dúvida sugestão ou crítica entre em contato com nossa página
https://www.facebook.com/portalduvidasdequimica